Berimbau do Brasil: restaurante brasileiro em Nova York

A dica de hoje é pra quem não abre mão de uma boa comida brasileira mesmo quando está viajando. Se você sente falta do arroz e feijão, do pãozinho de queijo ou de tomar uma boa caipirinha, você vai adorar o Berimbau.

Apesar do grande número de turistas brasileiros em Nova York, é muito raro ver algum turista no Berimbau. A grande maioria da clientela são brasileiros que moram na cidade há algum tempo com suas famílias, e muitos vem acompanhados de amigos americanos que se apaixonam pela nosso tempero.

Não tinha como a feijoada ficar de fora do cardápio né? Se não estiver com muuita fome, você pode pedir apenas uma com acompanhamentos para 2 pessoas e dividir.

O ambiente do Berimbau

O Berimbau é um restaurante charmoso e bem pequeno, com capacidade para cerca de 30 pessoas. Logo que você entra já sente e cheirinho do tempero brasileiro que sai da cozinha aberta, e é recebido com um sorriso no rosto pelos garçons brasileiros. A música brasileira ambiente é uma delícia de escutar e as paredes de tijolinhos com quadros representando o Brasil fazem qualquer um se sentir em casa.

O restaurante é pequeno e muito aconchegante, com musica brasileira e cheirinho do nosso tempero

O restaurante é pequeno e muito aconchegante, com musica brasileira e cheirinho do nosso tempero.

Pelo tamanho do restaurante, é muito comum não conseguir mesa, principalmente aos domingos. Por isso eu indico fortemente fazer reserva antes de ir, principalmente se seu grupo for maior que 4 pessoas. Você pode fazer sua reserva através do site OpenTable clicando aqui, ou diretamente pelo site do restaurante clicando aqui.

No fundo do restaurante há ainda um pequeno pátio ao ar livre com duas mesas grandes, ótima para grupos maiores em dias de temperatura agradável. Ainda assim, eu prefiro sentar na parte de dentro, pois a decoração é mais bonita e é mais fácil de chamar o garçon, além do cheirinho bom que sai da cozinha

O serviço é muito bom, com garçons simpáticos e atenciosos. A única ressalva é que a cozinha é um pouco demorada, então não dá pra ir com muita pressa não.

A comida do Berimbau

O Berimbau é um restaurante a la carte com diversas opções de comidas bem brasileiras. Preciso confessar que só de começar a escrever e ver as fotos, eu já estou salivando de tanta vontade de comer novamente por lá. Se eu morasse mais perto, com certeza iria toda a semana pois uma boa comida brasileira faz muita falta pra mim aqui nos Estados Unidos

O cardápio principal está sempre disponível, mas durante a semana no almoço há pratos tipo executivo mais baratos e mais simples, e nos finais de semana você pode se deliciar com o cardápio de brunch.

Eu já me delicio nas entradinhas: o pãozinho de queijo e as coxinhas são uma delícia. Não provei todas as entradas, mas tenho estou louca pra provar o caldinho de feijão, o acarajé e o pastel pois tenho certeza que serão tão bons quanto o resto dos pratos. Há muitas outras opções de aperitivos e entradas para dividir. Aqui vale a dica de pedir o pão de queijo assim que chegar, antes mesmo de decidir as bebidas pois é assado na hora e demora um pouquinho pra chegar.

Um pãozinho de queijo de entrada assado na hora é sempre uma boa pedida!

Já de prato principal há de tudo que é bem brasileiro: feijoada, picanha, moqueca, bobó de camarão, strogonoff e por aí vai. Quer uma dica do que pedir? A moqueca de peixe, camarão e lula é de comer rezando, definitivamente uma das melhores moquecas que já comi na vida: ela vem borbulhando numa panela de barro com uma farofa de dendê e o sabor é maravilhoso. Para a felicidade das pessoas que não comem coentro, a moqueca de lá não tem esse tempero.

Essa é com certeza uma das melhores moquecas que ja comi na minha vida. Não consigo pedir outra coisa, e me dá água na boca só de lembrar!

Outro prato que eu gosto muito é a fraldinha com molho de pupunha e palitinhos de mandioca frita. O molho é suave e vem pouquinho, mas o ponto da carne é perfieto e ela é super macia. Além disso a mandioca é bem sequinha, e você pode pedir purê de mandioca de preferir. Já provei vários pratos de lá pois costumava ir todo mês quando morava em Nova York, e nunca me decepcionei com nenhum.

A fraldinha vem sempre bem macia e os palitos de mandioca bem sequinha são uma delícia!

Nos finais de semana o cardápio do Brunch tem vários pratos legais mas o que chama mesmo a atenção e é a campeã de pedidos são as deliciosas tapiocas. Pra completar o jantar ou o Brunch, eles também servem açaí na tigela, com banana e granola e outras sobremesas brasileiras. O açaí é bem gostoso e faz parte de todas as minhas refeições no Berimbau, pois sou super fã e sinto muita saudade comer açaí com frequência.

O açaí é cremoso e faz bastante sucesso, principalmente no brunch!

Eu não considero o Berimbau um restaurante nem caro, nem barato. Acho que pela qualidade, ambiente e atendimento, ele vale o preço da refeição e é um restaurante que eu frequentaria mesmo no Brasil. No jantar, os pratos principais variam de $17 a $25 e alguns pratos dá pra dividir em 2 pessoas se não tiver com muita fome e comer umas entradas. As entradas por sua vez custam em média $10 e são pra dividir entre 2 a 3 pessoas. Ou seja, um jantar com aperitivos e um prato principal sai em média $25 por pessoa, e com serviço, gorjeta e um refrigerante, a conta fica em média $35 dólares. No almoço, a conta fica um pouco mais barata.

Conclusão sobre o Berimbau do Brasil

O Berimbau é de longe o meu restaurante de comida brasileira preferido em Nova York, com um menu diverso, pratos super saborosos, apresentação bonita e uma atmosfera muito agradável. Desde às bebidas, os pratos e até as sobremesas, tudo é muito gostoso e bem feito. Como já disse antes, com certeza esse é um restaurante que eu frequentaria se ele existisse no Brasil.

Não é uma opção de restaurante barato, mas tem um bom custo-benefício e vale cada centavo na minha opinião, principalmente para aqueles que estão com saudade do tempero brasileiro na comida. Lembre-se sempre de garantir sua reserva aqui, principalmente aos finais de semana.

Como chegar

Indo de metrô há 2 estações bem próximas ao restaurante:

  1. Trem 1, linha vermelha. Desça na estação Houston St e caminhe para o norte pela rua Varick. Vire na terceira à direita na rua Carmine e você chegará ao restaurante. Veja o caminho aqui, são apenas 280 metros.
  2. Trem A, C ou E da linha azul ou trem B, D, F ou M da linha laranja. Desça na estação W4 St – Washington Square e caminhe em direção ao sul pela 6th Av. Vire na primeira a direita, na rua Carmine e o restaurante estará na segunda quadra.  Veja o caminho aqui, são apenas 240 metros

Antes ou depois de almoçar, vale a pena conhecer a movimentada praça Washington Square, que fica pertinho, apenas 500 metros. Essa praça é conhecida por estar no meio dos prédios de uma das maiores universidades de Nova York, a New York University, e ser super movimentada. Há um arco semelhante ao arco do triunfo e uma fonte que rendem boas fotos. No Natal há uma árvore de Natal super linda por lá.

 

Nome: Berimbau do Brasil

Endereço: 43 Carmine Street, Manhattan, New York (Veja no Google Maps)

Telefone: +1 212) 242-2606

Referência: próximo a parça Washigton Square

Preço: entre US$30 e US$40 por pessoa

Horário de Funcionamento: 11h30 até 22h00 de domingo à quarta e 23h00 qui, sex e sáb.

Cardápio: disponível no site

Avaliação do VPNYnota 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *