Qual a melhor época para ir à Nova York?

 

Muita gente se se pergunta qual a melhor época para ir à Nova York quando começa a planejar uma visita à cidade. Em uma cidade com tantas atividades sazonais e estações muito bem marcadas, ninguém quer escolher a época errada e acabar andando de kayak quando o que você queria na verdade era patinar no gelo..

Se você já está com a viagem marcada, ou não tem flexibilidade com a data, a boa notícia é que você vai aproveitar bastante independente do mês! Não se preocupe, é possível aproveitar a cidade em qualquer época do ano de diferentes formas!

A cidade é linda em todas as estações e tem muitas atividades para fazer em qualquer época!

A cidade é linda em todas as estações e tem muitas atividades para fazer em qualquer época!

Lembro que minha primeira visita a Nova York foi no final de fevereiro, quando ainda é muito frio. Na época, eu fiquei muito preocupada com o clima e o fato de que não iria poder aproveitar muito. Fiz muita pesquisa e não achei muitas informações sobre aquela época do ano, e se valeria mesmo a pena a visita. No fim das contas, eu fui mesmo assim e valeu muito a pena!

Já morei em Nova York e hoje moro há cerca de 1 hora de avião de lá, ou seja, qualquer oportunidade (ou promoção de passagem! 😉 ) aproveito a chance para dar uma passadinha por lá. Seja na época em que eu morava em Nova York ou em uma das minhas visitas, tive a chance de conhecer bem cada mês e cada estação nessa cidade e hoje quero dividir aqui as minhas dicas para que você também possa aproveitar a viagem da melhor forma possível, em qualquer época do ano.

Inverno em Nova York

O inverno em Nova York é bem rigoroso, com temperaturas que podem chegar a -20℃ no final de janeiro e fevereiro, mas na maior parte do tempo a temperatura gira em torno de zero.

No inverno faz bastante frio e pode nevar com frequência, principalmente em janeiro e fevereiro

Apesar de muito frio, um bom casaco e roupas adequadas vão permitir que você aproveite bem a cidade. Também vale notar que os dias são curtos, amanhecendo tarde e ficando escuro pouco após as 4 da tarde.

Quanto à lotação, Nova York nunca é vazia, mas dezembro é um o mês mais cheios do ano, enquanto janeiro e fevereiro são os meses mais vazios da cidade, justamente por conta do frio. 

Dezembro

Como eu falei, dezembro é de longe o mês mais lotado do ano. As temperaturas ainda não caíram muito, e médias ficam entre 0℃ a 10℃, podendo fazer temperaturas negativas e nevar. Apesar do frio e da lotação, dezembro é um dos meus meses preferidos na cidade!

Algumas casas até exageram na decoração de Natal!

O clima de final de ano toma conta das ruas, e as decorações de Natal em todas as vitrines e prédio são encantadoras. Há tantas atividades específicas de Natal e festas, que é quase impossível não se encantar com Nova York em dezembro.

Com a cidade lotada, os preços sobem MUITO e as filas tomam conta de cada cantinho! Jantar sem reserva e achar lugares sem fila são tarefas quase impossíveis. Por isso, faça suas reservas com antecedência, respire fundo e não deixe a lotação te impedir de aproveitar a época mais linda do ano! 

Eventos e comemorações importantes:

  • Pistas de patinação no gelo
  • Árvore de Natal do Rockfeller Center
  • Decorações e vitrines de Natal
  • Shows e teatros específicos de Natal
  • Boxing day – descontos pós Natal
  • Festa de Ano Novo

Janeiro

Janeiro é mais parado e é também o mês mais frio do ano, com temperaturas de 5℃ a -15℃. Também é o mês com mais neve e dias bem curtos, escurecendo as 4pm. Por isso, a cidade fica muito mais vazia e com poucos turistas, trazendo algumas vantagens como passagens muito baratas, hotéis com preços ótimos, e muitas ofertas em lojas. Com preços baixos e lojas vazias, não há época mais tranquila para fazer compras na cidade.

Nos primeiros meses do ano o volume de neve costuma ser maior e fica tudo branquinho!

Eventos e comemorações importantes:

  • Pistas de patinação no gelo
  • Restaurant week
  • Feriado de Martin Luther King com desfile (terceira segunda feira do mês)
  • Ano Novo chinês (dependendo do ano) com muitas comemorações e desfiles

Fevereiro 

Disputando de perto com janeiro como mês mais frio do ano, fevereiro ainda tem bastante neve e temperaturas congelantes, ficando na mesma média de 5℃ a -15℃. Os preços de acomodação e passagens ainda são muito bons, com excessão da semana do dia dos namorados, que nos EUA é comemorado no dia 14 de fevereiro.

A pista de patinação do Bryant Park fica aberta durante todo o inverno e é de graça!

Na terceira segunda feira do mês, é comemorado o feriado de President’s Day, e em muitas escolas é férias a semana toda. Por isso, a cidade enche mais com famílias aproveitando essa semana de folga e os preços podem subir um pouco também, principalmente nas estadias. Ainda assim, a cidade fica bem vazia e dificilmente você vai encontrar alguma fila, o que faz com que os dias curtos rendam mais!

Eventos e comemorações importantes:

  • Dia dos namorados (14 fevereiro)
  • Feriado de President’s Day (terceira segunda feira do mês)
  • Ano Novo lunar chinês (dependendo do ano) com muitas comemorações e desfiles
  • Fashion Week, coleções de Outono e Inverno
  • Pistas de patinação no gelo
  • Superbowl

Primavera em Nova York

A Primavera e o Outono são as estações com melhor custo-benefício no ano, e pra mim, as melhores épocas pra conhecer a cidade. A temperatura já volta a ser positiva em março e vai esquentando com o passar do tempo, com a máxima em abril chegando aos 20℃ em média , e podendo já bater os 30℃ em maio.

Na primavera a cidade volta a ficar colorida e as temperaturas começam a subir!

As noites ainda são um pouco frias, mas a partir do início oficial da primavera (lá pelo dia 20 de março) as temperaturas vão subindo, o que torna os passeios super agradáveis. Claro que nessa época de mudança de estação, o clima pode variar muito com frentes frias e quentes, então você deve sempre conferir a previsão antes de fazer as mala! Além disso, os preços – apesar de mais caros que no inverno – ainda não estão muito altos e as atrações não estão tão lotadas quanto no verão.

Março

Março já é um mês bem mais animado na cidade, e as temperaturas ficam positivas , com médias de 0℃ a 10℃. Apesar de Nova York não ter picos muito secos ou muito chuvosos durante o ano, março é um mês relativamente chuvoso por dar início à primavera, então um guarda chuva na mala pode ajudar.

Em março acontece o chamado Spring Break, uma mini-férias das escolas e universidades americanas, similar à nossa “Semana do Saco Cheio”. Apesar da maioria dos estudantes viajarem para lugares mais quentes, a cidade já fica mais cheia e os preços podem subir um pouco. Em março também acontecem dois eventos muito importantes e com dezenas de comemorações na cidade: o St Patricks day e a Páscoa (que depende do ano).

Eventos e comemorações importantes:

  • Spring Break (data varia de escola pra escola)
  • Páscoa e desfile de Páscoa (muitas vezes cai em Abril)
  • St Patricks Day (17 de março)
  • Último mês para curtir as pistas de patinação no gelo

Abril

Abril é o mês mais chuvoso na cidade – mas não se preocupe, nada que possa estragar totalmente sua viagem. Um guarda chuva e um casaco daqueles à prova dágua vão ser ótimos companheiros pra você aproveitar a cidade nos dias mais molhados. As temperaturas já voltam a ser agradáveis, entre 10℃ a 20℃ graus, podendo subir ainda mais.

As decorações de Páscoa no Rockefeller Center sempre dão um show a parte, cheio de flores pra celebrar a primavera!

A energia da cidade nessa época é maravilhosa: os moradores da cidade saem muito às ruas para aproveitar a volta do calor e já é possível fazer muitas atividades externas sem se preocupar com o clima. Em abril as cerejeiras florescem e dão um espetáculo a parte no Jardim Botânico do Brooklyn.

Eventos e comemorações importantes:

  • Páscoa e desfile de Páscoa (na maioria dos anos cai em Abril)
  • Festival das Cerejeiras no Jardim Botânico do Brooklyn (muda todo ano)
  • Abertura da temporada de Baseball no estádio dos Yankees

Maio

Maio tem as melhores temperaturas do ano – entre 15℃ e 25℃ – e é o mês que os passeios ao ar livre serão mais agradáveis. A primavera está no ápice, e muitos jardins do Central Park e outras praças viram um verdadeiro espetáculo de cores e flores. A cidade fica alegre, cheia e os preços sobem bastante. Em maio acontece o Memorial Day – dia em que são homenageados os militares e há muitas comemorações no país. Nesse feriado, no entanto, grande parte das pessoas viaja para as praias pela primeira vez no ano, deixando a cidade mais sossegada.

Eventos e comemorações importantes:

  • Dia das mães (segundo domingo de maio)
  • Temporada de Beisebol
  • Desfile de dança
  • Feriado do Memorial day, com diversas comemorações e desfile de navios de guerra

Verão em Nova York

No verão a cidade fica bem agitada, faz muito calor e os dias são super longos, ficando claro das 5 da manhã até depois das 9 da noite! É estranho jantar e sair com sol, mas os dias rendem muito.

A lista de festivais e atividades ao ar livre é imensa e a cidade fica cheia de gente de todos os cantos. Como é alta temporada, os preços de passagens e hotéis são bem altos, mais ainda assim são mais baratos que o outono e dezembro.

No verão as pessoas aproveitam os parques para tomar sol e fazer piquenique.

As temperaturas são super altas e algumas semanas parece o Rio de Janeiro no ápice do verão: dificilmente a mínima fica abaixo dos 20℃ e não é incomum dias com temperaturas acima dos 35℃. Agora junte essa temperatura a uma umidade super alta (em torno de 90%), e pronto, você está em Manaus.. quer dizer, Nova York no verão.

Junho

De todo o verão, junho é o mês mais agradável em termos de temperatura e um pouco menos lotado, principalmente na primeira metade, antes das escolas entrarem em férias. A temperatura é perfeita para longos passeios ao ar livre e muitas atividades na cidade. O mês é cheio de festivais de música, shows e exibições de filmes em parques – boa parte de graça. É em junho também que acontece o Museum Mile Festival, um festival em que a 5a. Avenida é fechada para carros e todos os museus localizados nela tem entrada gratuita.

A praia fica há 1 hora de metrô e é super fácil de chegar. A água é gelada e a praia não é tão boa quanto as nossas, mas também não é nada mal para um dia de muito calor!

Eventos e comemorações importantes:

  • Museum Mile Festival, citado acima
  • Dia dos Pais (terceiro domingo)
  • Temporada de Beisebol
  • Restaurant Week
  • Diversos desfiles nas ruas e comemorações
  • Festivais de música, arte, shows e exibições de filmes em parques – quase tudo gratuito
  • Parada gay

Julho e Agosto:

Julho e agosto são meses quentes e umidos – e muito! Prepare-se para sensações térmicas que chegam aos 40℃ e umidade de 90%, sendo agosto um pouco mais ameno que julho. Como muito americanos fogem das ondas de calor, a segunda metade do mês de julho e o começinho de agosto podem oferecer bons preços de passagem e hospedagem. É uma boa época para piqueniques na sombra no Central Park e passeios de canoa gratuitos no rio Hudson. No começo do mês de julho é comemorada a Independência dos EUA (4 de julho), dia cheio de comemorações, desfiles e fogos de artifício.

 

Centenas de pessoas disputam um lugar na grama para assistir a filmes antigos no Bryant Park durante o verão.

Eventos e comemorações importantes:

  • Fogos de artífico e desfiles de 4 de Julho
  • Festivais de música, arte, shows e exibições de filmes em parques – quase tudo gratuito
  • Apresentações gratuitas da orquestra filarmônia no Central Park
  • Apresentações gratuitas de Shakespeare no Central Park
  • Temporada de Beisebol
  • Início da temporada do US Open de Tenis

Outono em Nova York

Apesar de adorar Nova York  em qualquer época, o outono sem dúvidas é minha estação preferida na cidade. Além das temperaturas mais amenas, eu sou apaixonada pelas cores do outono: as árvores trocam de cor e ficam alaranjadas, amarelas e vermelhas, com as folhas forrando o chão da cidade. Passear pelo Central Park nessa época arranca suspiros de qualquer um.

As cores do outono deixam o Central Park ainda mais bonito!

É  claro que tanta beleza vem com um preço: nos períodos do ápice das cores das árvores, a cidade fica muito cara e cheia, perdendo apenas para dezembro. Ainda assim, pra mim vale muito a pena e é possível encontrar bons preços fora das semanas de pico de outubro. A temperatura nessa época cai muito rápido: setembro ainda é bem quente e dá pra ir à praia, enquanto novembro já pode nevar.

Setembro

O custo benefício de setembro é ótimo. A cidade esvazia com o início das aulas e os preços caem, mas ainda faz bastante calor durante o dia e as noites são super agradáveis, com médias de 20℃ a 30℃. Logo na primeira segunda feira do mês é celebrado o dia do trabalho ou “Labor Day”, que marca o último final de semana antes da volta às aulas e o final do verão. Grande parte das atrações e festivais que só abrem ou acontecem no verão acabam nesse dia. Em setembro acontece a edição de Primavera/Verão da Fashion Week, o que pode lotar os hotéis e subir os preços na semana do evento.

Eventos e comemorações importantes:

  • Último mês da temporada de Beisebol
  • US Open de Tenis
  • Labor day  – primeira segunda feira do mês
  • Fashion Week
  • Oktoberfest – início das dezenas de comemorações pela cidade

A cidade fica super romântica no outono, com as folhas caindo e o friozinho chegando!

Outubro 

Outubro é o mês mais esperado pelo amantes das paisagens de outono: é o pico das cores das árvores e a época em que os parques estarão mais bonitos. Temperaturas ainda agradáveis, ficando entre 15℃ e 25℃ e quase não chove, sendo o mês mais seco do ano. Além disso, outubro é cheio de comemorações: o mês começa com as festas do Oktoberfest e termina com as comemorações super tradicionais de Halloween – há desfiles pela cidade, fantasias incríveis e até mesmo um desfile apenas de cachorros fantasiados! Acontece também em outubro o Open House, uma semana em que diferentes prédios históricos, monumentos e estabelecimentos abrem as portas para visitação (muitos normalmente são fechados ao público ou são pagos).

Eventos e comemorações importantes:

  • Oktoberfest
  • Halloween – desfiles, diversas festas e muitas decorações
  • Halloween dog parade – desfile de cachorros fantasiados
  • Open House New York
  • Columbus Day – feriado com desfiles

Perto do halloween, as partes mais residenciais da cidade ficam cheias de abóboras nos canteiros e entradas.

Novembro

As temperaturas caem bastante e podem chegar perto de zero em dias mais frios – no geral giram em torno de 5℃ a 15℃.

O início do mês é relativamente calmo e não há muitos festivais ou comemorações – o que não faz desse período uma data ruim para visitar, já que as filas são menores e as atrações menos lotadas. Além disso, as cores do outono ainda estão lindas nos primeiros dias do mês.

Já na última semana de novembro, quando é comemorado o dia de ação de graças (Thanksgiving, em inglês), a cidade enche a ponto de ficar insuportável. A principal razão para a lotação é a famosa Black Friday: a sexta feira após o dia de ação de graças que tem descontos impressionantes em quase todas as lojas do país.

A Black Friday é super tentadora e eu não resisto aos descontos!

Eventos e comemorações importantes:

  • Maratona de Nova York – primeiro domingo do mês
  • Thanksgiving (Ação de Graças) e o super famoso desfile da Macy’s de Thanksgiving – quarta quinta-feira de novembro
  • Veterans day, 11/11 – comemorações militares e desfile
  • Início das decorações de Natal no final do mês

Conclusão

Nova York é agitada em qualquer época do ano e não há períodos em que a cidade fica de fato vazia ou que os preços caiam muito. Com tantos passeios e atividades sazonais, é possível aproveitar a cidade em qualquer data do ano. Os meses que eu mais gosto de visitar Nova York são setembro, outubro e dezembro, mas isso é apenas minha preferência pessoal pelo outono colorido e a época do Natal. Olhe com atenção os acontecimentos de cada mês e pense na sua preferência de clima para decidir qual a melhor época para sua viagem. Afinal, se você adora frio e quer ver neve, não faz sentido escolher o verão né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *